Caráter de um líder através do Capitão América


Palavra Nérdica24.09.2019 08:37      

Steve Rogers era um rapaz que desejava participar do exército americano para vencer a Segunda Guerra Mundial. Ao ser recusado por ter uma saúde muito debilitada, ele deixa muito claro que estava disposto a fazer qualquer coisa para lutar na guerra. O que o fez entrar em um programa experimental do governo chamado Projeto Supersoldado, que consiste em injetar um soro especial para aumentar as habilidades humanas, para que o soldado se tornasse super.

 

Já fomos apresentados ao Capitão América nos quadrinhos, jogos, filmes e desenhos, todos sabemos que o soro funcionou e ele se tornou um ícone patriota na guerra e com o tempo, o líder dos Vingadores. Apresentando um caráter de liderança incrível, listo aqui, algumas características de um bom líder.

 

1 - Ele apresenta atitude de servo.

 

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:5-8)

 

Jesus Cristo formou homens e mulheres de diferentes características e temperamentos variados, os transformando em verdadeiros servos. Assim como Steve Rogers treinou os Vingadores para agirem como um time e serem servos da sociedade para serem partes de um bem maior.

 

2 - Ele é ensinável

 

Capitão América ficou congelado por anos, quando despertou em uma nova realidade, teve que aprender muita coisa, e sempre mostrou um coração ensinável para tudo que seria edificante para sua vida. Assim como Jesus, que sempre aprendeu com seus pais a ser o homem que Ele foi, ensinava à todos a serem abertos para aprender, pois somente quem aprende tem experiências que dão autoridade para ensinar, como no livro de João, no capítulo 4, onde uma mulher samaritana trouxe uma multidão aos pés de Jesus, pois a cidade viu o quanto ela tinha aprendido que a vida que ela levava era errada e decidiu mudar!

 

3 - Ele sabe ser humilde

 

A humildade de Steve Rogers é notável em vários momentos, ele sabe quando vemos que ele não precisa buscar se aparecer, se sobressair, ele não exige honra, nem exige ser aceito do jeito que é e pronto, ele não fala com grosseria e disfarça dizendo que é sincero, ele não mostra falta de educação com todos e exige respeito de todos. Assim como Cristo, nas Escrituras Sagradas, nos ensina a ser exatamente assim, sem orgulho próprio e com humildade, assim como Ele foi e é humilde, nos ensinando a termos prazer em sermos menos de nós e mais dEle, para que o caráter dEle cresça em nós para sermos cada vez mais parecidos com Cristo.

 

4 - Ele sabe dar honra a quem merece honra

 

Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.” (I Pedro 2:17)

 

Saber honrar é ter os princípios do Reino no coração. O bom líder honra a quem merece honra, seus líderes e seus liderados. Honrar não é apenas elogiar em público, dar honra é cuidar, acompanhar, andar junto também. Jesus fazia isso constantemente, ele honrou todos os seus discípulos e todos a quem teve um encontro verdadeiro, um grande exemplo é Zaqueu, que gerou salvação em sua casa após ter um tempo com Cristo.  Steve Rogers apresenta essa característica também, ele sabe honrar, como um líder deve ser, Capitão América acompanha seus companheiros heróis, cuida e anda junto, vemos claramente essa honra nos filmes, e a honra que gera honra em retorno, assim como Falcão e Bucky honram muito Steve. 

 

5 - Ele é dependente do Senhor

 

Autossuficiência não combina com um líder, pois um líder sabe que um corpo é feito de membros e cada membro tem uma função específica para que o mecanismo completo possa funcionar, um líder sabe que todas as engrenagens são importantes. Porém um líder também sabe que para tudo funcionar, o cabeça do corpo tem que estar ligado ao resto do corpo, e por isso, sabe que uma das funções do líder é ser completamente dependente do Senhor dos Senhores, o Deus criador, que, em toda Escritura Sagrada, rege seu povo através de líderes exemplares. Um grande e famoso exemplo é Moisés, que não se moveria de onde estava sem ter a certeza de que o Senhor ia à sua frente, ou Jesus, que foi obediente, e obediente até a morte, e morte de Cruz. 

 

Steve Rogers acredita no Deus único e inclusive vemos isso em Vingadores, de 2012, quando ele diz para Viúva Negra que só existe um Deus e ele não se vestiria como Thor ou Loki. Ele sabe que existe um ser superior que rege o universo e sabe que tudo depende desse Deus. 



O que precisamos, como líderes que imitam Jesus, é ter o caráter de Cristo em nossa vida. Para que possamos ser agentes da manifestação do amor de Deus e do agir do Espírito Santo na Terra, e assim, sermos a diferença na vida das pessoas e sabermos ser líderes que levarão o povo à Terra Prometida!!! 





O Tato passou aqui e pediu para você acessar nosso último vídeo do nosso canal!


Tato

"Você sabe ser líder ou apenas quer mandar?"

RECOMENDADO PARA VOCÊ!
PUBLICIDADE