Especial Reforma Protestante


Artigo: 31/10/2017



Hoje, dia 31 de Outubro, é comemorado o dia da Reforma Protestante de Martinho Lutero, hoje é ainda mais comemorado, pois, esse ano de 2017, completa-se  500 anos da reforma.

 

Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão culminado no início do século XVI por Martinho Lutero, que,  através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.

 

Sola Fide, Solus Christus, Sola Gratia, Solo Deo Gloria e Sola Escriptura (Só a Fé, Só Cristo, Só a Graça, Somenta a Deus a Glória e Só a Escritura, respectivamente)

 

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.

 

O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o protestantismo, que hoje em dia é mais conhecido como o movimento evangélico, ou aquele povo dos crentes la! Hehe

 

Isso me faz lembrar muito dos reboots que as editoras amam fazer, Marvel e DC sempre pensam em reboots de personagens, muitas vezes bem feitos, mas as vezes, pecando em alguma coisa, mas esse não é o caso aqui, hehe, e sim o fato de que muitas vezes uma reforma é necessária, uma mudança de organização, de lugar, ou até, de doutrinas. Pois, no tempo de Lutero, a igreja retinha a bíblia para o clero, apenas os padres, bispos etc tinham acesso a Palavra, pois defendiam a ideia que o povo não tinha inteligência para ler o que Deus tinha pra falar. Lutero fez a reforma e conseguiu com que a bíblia fosse entregue ao povo, assim, as pessoas poderiam ter acesso a palavra de Deus livremente.

 

Assim como nos quadrinhos, as vezes um reboot se faz necessário, pois o tempo vai passando e o personagem vai ficando cada vez mais forte, mais poderoso, enfrentando inimigos cada vez mais fortes, a ponto de quase perder sua humanidade, pois tem poder demais, e é difícil pensar em seres tão inferiores que não precisam ter acesso a seu poder, afinal, não saberiam como lidar... (lembra alguma coisa? Lembra o clero do tempo de Lutero) . Então Luteros se levantam e fazem um reboot do personagem, fazendo com que a história dele seja “Resetada”, iniciando sua caminhada do zero novamente, fazendo com que ele tenha inimigos mais fracos e sua humanidade seja restaurada.

 

Assim foi a reforma protestante, algo que tirou o poder total das mãos dos homens à frente da igreja, para colocar nas mãos de Deus, que é o único merecedor de toda honra, glória e louvor!! 




Leia tambm: Reforma Protestante 500 anos Lutero



Tato
"A Igreja e seus reboots..."






VOC VAI CURTIR ISSO DAQUI:

Artigo // 09/10/2017 - 12:11
C3PO e a Multilinguagem Espiritual
Poliglota celestial
Artigo // 16/01/2018 - 09:36
Pantera Negra e a Guerra entre irmos
Famlia, O projeto!!!
Artigo // 10/08/2017 - 21:09
Daniela Arajo um Tony Stark
O Demnio no est apenas na garrafa





COMENTRIOS

Artigos de Tato
O Flautista e o poder da msica sobre as pessoas
Artigo // 11/12/2018 - 17:01
Dr. Estranho e as artes misticas das Escrituras Sagradas
Artigo // 27/11/2018 - 14:02
Pantera Negra | Onde procurar sabedoria?
Artigo // 12/11/2018 - 14:00
Tygra | No enterre seus talentos
Artigo // 05/11/2018 - 13:09
Homem-Aranha e a Cultura da Honra
Artigo // 29/10/2018 - 12:00






ltimas Noticias