Especial Harry Potter: A amizade real


Artigo: 26/06/2017



O que dizer sobre tamanha história que retrata tantos fundamentos bíblicos?

 
Harry Potter o inusitado herói dessa história, perdeu os pais quando criança, num terrível ataque de seu inimigo Voldemort, e foi salvo pelo amor de sua mãe, que viu um motivo pelo qual morrer. Seu filho. 
 
Aos onze anos descobriu seu potencial para bruxo, e soube que iria pra um lugar melhor. E esse lugar melhor era Hogwarts, onde ele viveria várias aventuras e batalhas fundamentais para seu crescimento.
 
Lá conhecemos junto de Harry quatro casas, são elas:
Corvinal: A casa que se orgulha da sabedoria e esperteza, simbolizada por um pássaro.
Lunfa-Lunfa: Seu foco é a amizade, e o trabalho duro,  simbolizada por um texugo.
Sonserina: As palavras slither e sly do nome original (shyltherin), significa rastejar e ser esperto .Essa casa foca em ter sucesso em seus objetivos independente dos meios necessários para conclui-los.
E Grifinoria: Representada por um leão, seus atributos são legalidade e coragem.
 
Harry acaba tendo dificuldade na seleção das casas, é essa luta interna só se intensifica ao longo dos anos. 
Harry é um bom exemplo da luta entre a luz e as trevas dentro de nós mesmos, numa forma mais simbólica da situação, Harry de fato tinha parte de seu inimigo dentro dele, e isso causava uma grande luta interior (romanos 7-14,24), podemos ver isso mais claramente a partir do livro a ordem da fênix, mostrando que o único jeito dele destruir seu velho eu, amaldiçoado e machucado por Voldemort, era morrer e nascer de novo (colossenses 2-20) e (colossenses 3-5 17).
O que podemos trazer pra nossas vidas. Temos e vivemos constantes lutas contra nosso própio eu. Mas mais forte e o amor que em nós habita. O amor do Santo Espirito.
 
No início, Harry, foi influenciado, e aconselhado por seus amigos e professores que conhecemos durante a história.
Hermione Granger, sofreu uma grande evolução durante a história. A fiel amiga de Harry, foi apresentada de uma forma um tanto quando indesejável, no início uma "sabe tudo", que poucos gostariam de ter na mesma sala de aula, mas com o tempo ela se tornou mais humilde e sensível a seus amigos, e por causa de sua esperteza, livrou o trio de várias enrascadas.
 
Rony Weasley, o ruivo que poucos acreditavam em seu potencial, vindo de uma família humilde, não brilhava muito, no entanto lutou fortemente ao lado de seu melhor amigo.
A família Weasley pode ser um dos retratos da grifinoria, difícil um que não pertenceu a essa casa. Ela foi de total ajuda a Harry, o amaram como se fosse um deles. Em constraste com os Wealeys, temos os Malfoys, o nome da familia vem de origem francesa que significa "má -fé," o que já fala bastante sobre as falsas esperanças que eles tinham na busca de riquezas e poder, epareciam saber amar nada além deles mesmos.
 
Tivemos também Neville Longbottom, o personagem mais desajeitado, e tímido até quase o fim dos livros, foi diversas vezes ignorado e tratado como indesejável e até mesmo visto como fracassado, no entanto diante das dificuldades infrentadas, nas reviravoltas dos últimos livros, surpreendeu à todos, lutando contra os rótulos impostos e sendo alguém muito além das espectativas, vencendo as barreiras e sendo um grande apoio para hogwarts.
 
Harry Potter, também foi ajudado por professores, que nem sempre pareciam querem o bem dele, assim como Minerva Mcgonagall, uma pessoa muito humana, sua aparência rigorosa dava medo aos alunos, mas ela sabia guia-los com amor, sendo decente e justa.
Assim como Remo Lupin, personagem muito amigável, mesmo sendo um lobisomem. A autora J.k Rowling o escolheu como uma representação exata de como a sociedade lida e aceita as pessoas com doenças e deficiências, um grande exemplo pra nós, de que realmente devemos amar o próximo, como a nós mesmo.
Um outro professor que não poderia ficar de fora, é Severo Snape, um personagem que por amor se converteu de seu passado ,mesmo sofrendo sozinho humilhações, maltratos e sendo obrigado à viver sobre regime de pressão emocional e mental todos os dias, não buscou a glória, mas lutou em silêncio, tudo isso por amor.
Mais uma representação para Harry foi, Alvo Dumbledore, um dos poucos, mas que sempre esteve ao lado de Harry.
 
Dumbledore sempre calculou os passos de Harry com grande cautela, pois já sabia do plano maior que o envolvia, mesmo assim sempre agia de forma enigmática pois não queria forçar sua sabedoria à Harry, ele deixou que Harry tomasse suas próprias decisões pois confiava em seu potêncial.
 
Por fim, Voldemort , que é o inimigo a longa data de Dumbledore, ele o temia exatamente por não entender o porque ele lutava. Esse Vilão, nunca entendeu uma das coisas mais poderosas e importantes do universo, o Amor.
O que faz com que ele tenha sua identidade completamente perdida e seus ideias totalmente corrompidos.
 
Ao resumo breve dessa história que amamos, podemos tirar muitas lições.
 
O que não podemos deixar de citar é que o amor da amizade, faz total diferença em nossas vidas. 
 
Harry Potter não tinha familia. Rony não tinha dinheiro. Hermione não era 100% bruxa. Eles sofriam por muitos comentários, e entre altos e baixos, eles eram uma familia, e não se abandonavam jamais. 
 
Eles realmente entenderam o que cita em, provérbios 17:17, e em provérbios 27:17 e em muitos outros textos, do qual posso alongar esse artigo ao citar. 
No fim, o amor vence, o bem vence, a amizade vence. 
 
Jesus veio em nossas vidas pra nos trazer o amor do qual buscamos em muitos lugares, porém não o encontramos.
O amor está nos pequenos grandes detalhes da nossa vida. O amor está naquele amigo que insiste em você, mesmo com seus vacilos.
 
O amor está em Jesus, o melhor amigo, que não desiste nunca de nós.
 

"Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." Rm 8:38 e 39

 
Texto por Laís e Clara.
Edição: Lais Mendes
 
 
 
 



Leia tambm: Especial Harry Potter Harry Potter 20 anos



Tato
"Por Clara Beatriz Canha e Las Mendes"






VOC VAI CURTIR ISSO DAQUI:

Artigo // 20/10/2016 - 12:00
Vida Plena
Artigo do Tato
Artigo // 24/07/2018 - 11:52
Como Shazam recebeu seus poderes?
Guarde seu corao, pequeno gafanhoto!!!
Artigo // 13/08/2017 - 11:24
Especial Pai
O criador do amor paternal





COMENTRIOS

Artigos de Tato
Pantera Negra | Onde procurar sabedoria?
Artigo // 12/11/2018 - 14:00
Tygra | No enterre seus talentos
Artigo // 05/11/2018 - 13:09
Homem-Aranha e a Cultura da Honra
Artigo // 29/10/2018 - 12:00
Batman | O Treinamento Importa
Artigo // 22/10/2018 - 18:35
Espantalho e o poder do medo
Artigo // 01/10/2018 - 19:26






ltimas Noticias