27/08/2017

Especial dia do Psicólogo

| 12:39:48

Hoje (27/08) se comemora o dia do Psicólogo. Essa profissão tão honrosa e interessante, pois ajudar as pessoas é algo muito difícil, porém recompensador.

 

A palavra psicologia significa literalmente, "estudo da alma" (ψυχή, psyché, "alma" - λογία, logia, "tratado", "estudo"). A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo).  É geralmente definida como o estudo científico do comportamento e dos processos mentais, isto é, estuda todos os atos e reações observáveis, mas também processos como os sentimentos, as emoções e as representações mentais que não podem ser observadas diretamente.

 

Psicólogos exploram conceitos como percepção, cognição, atenção, emoção, Inteligência, fenomenologia, motivação, funcionamento do cérebro humano, personalidade, comportamento, relacionamentos interpessoais, incluindo resiliência, entre outras áreas. Também  estudam conceitos como o inconsciente e seus diferentes modelos. Embora, em geral, o conhecimento psicológico seja construído como método de avaliação e tratamento das psicopatologias, também é direcionado à compreensão e resolução de problemas em diferentes camadas do comportamento humano. São pessoas que estudaram muito e foram treinadas para ajudar em muitas áreas da vida do ser humano.

 

Muitos quadrinhos, filmes, séries e jogos tratam de assuntos psicológicos e os apresentam ao público de uma maneira muito interessante, abaixo está uma lista desses assuntos que achamos no universo Nerd.

 

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

PTSD (Post-traumatic stress disorder), ou Transtorno de Estresse Pós-Traumático é uma resposta do indivíduo a um evento ou situação traumática de curto ou longo prazo, como vivência de guerras, situações de torturas, violência física ou psicológica, abusos entre outros.

 

No mundo dos Quadrinhos nós podemos encontrar esse tipo de transtorno em alguns personagens, a que está mais famosa é a Jessica Jones, que pela sua experiência com o Kilgrave, o Homem Púrpura e sua relação abusiva, causou um transtorno na vida da personagem. Assim como quando Batman viu seus pais serem assassinados, ou quando Iron Fist descobre que o Tentáculo matou sua família.

 

Psicose

Psicose é um quadro psicopatológico clássico, reconhecido pela psiquiatria, pela psicologia clínica e pela psicanálise como um estado psíquico no qual se verifica certa "perda de contato com a realidade", sendo esta entendida como séries de saberes, constructos e símbolos compartilhados e validados socialmente. Nos períodos de crises mais intensas podem ocorrer (variando de caso a caso) alucinações ou delírios, desorganização psíquica que inclua pensamento desorganizado e/ou paranoide, acentuada inquietude psicomotora, sensações de angústia intensa e opressão, e insônia severa.

 

O grande exemplo de psicose é o Coringa, o antagonista de Batman, aquele que foi retratado muito bem no filme Dark Knight, com a atuação de Heath Ledger.

 

 

 

Depressão

Depressão é um estado de humor depressivo, caracterizado por aversão à atividade, que pode afetar os pensamentos, comportamentos, sentimentos e o bem-estar de uma pessoa.  As pessoas deprimidas podem sentir-se tristes, ansiosas, vazias, desesperadas, preocupadas, impotentes, inúteis, culpadas, irritadas, magoadas ou inquietas.

 

Como o Morfeu, de Neil Gaiman, na busca do personagem Sandman por um preenchimento, uma motivação, ele percebe que está congelado enquanto tudo ao seu redor muda. Outro caso é o Demolidor, que sempre se sente culpado por tudo que acontece ao seu redor.  Ou no arco Dinastia M, quando a Feiticeira Escarlate percebe que seus filhos são apenas frutos do seu poder e que ela está realmente sozinha.

 

Esquizofrenia

Esquizofrenia é um distúrbio mental caracterizado por comportamento social fora do normal e incapacidade de distinguir o que é ou não real. Entre os sintomas mais comuns estão delírios, pensamento confuso ou pouco claro, alucinações auditivas, diminuição da interação social e da expressão de emoções e falta de motivação.

 

Um grande exemplo, que ficou muito famoso recentemente, é o Deadpool. Um personagem que já foi diagnosticado pelos próprios criadores como esquizofrênico, ouve várias vozes, discute com algumas alucinações e muitas vezes se vê preso em algum lugar que não sabe se realmente existe ou está apenas na sua mente.

 

Transtorno Dissociativo de Identidade

O transtorno dissociativo de identidade (TDI), originalmente denominado transtorno de múltiplas personalidades, conhecido popularmente como dupla personalidade, é uma condição mental em que um único indivíduo demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas, cada uma com sua maneira de perceber e interagir com o meio. O pressuposto é que ao menos duas personalidades podem rotineiramente tomar o controle do comportamento do indivíduo.

 

Nos quadrinhos nós encontramos dois personagens muito famosos com esse transtorno, o Cavaleiro da Lua (Moon Knight) e o Legião (Legion). O cavaleiro da lua é conhecido como o Batman da Marvel, por ter um comportamento parecido, na maioria do tempo, mas já mostrou que tem TDI e que múltiplas personalidades tomam o controle de seu corpo. Assim como Legião, o filho do prof. Xavier, que tem como poder mutante a habilidade de ter muitos poderes, porém, para cada poder que se manifesta nele, uma personalidade é nascida para poder controlar e saber usar esse novo poder.

 

 

Todos esses diagnósticos foram mostrados nos quadrinhos com grande maestria pelos escritores e criadores dos personagens, mas, como nos quadrinhos, isso é uma realidade e muitas vezes, o dia a dia dos profissionais da psicologia.

 

Não pense que eles tratam apenas de traumas e transtornos, mas toda e qualquer ajuda para auxiliar as pessoas a chegar num estado de bem-estar físico e mental. Costumo dizer que temos o costume de ir ao hospital por qualquer espirro, ou pequeno sintoma do nosso corpo e esquecemos de cuidar da nossa mente, pois criamos um pré-conceito que psicólogos só tratam loucos. Isso é uma grande mentira, nosso cérebro é uma máquina incrível, muito complexa e fascinante e o pessoal que estuda essa máquina e entende o funcionamento dela são os profissionais da psicologia.

 

Temos muitas séries que tratam dessa profissão também. Mental, por exemplo, é uma serie que vemos a vida de Dr. Jack Gallagher buscando ajudar sua irmã esquizofrênica, assim como seus pacientes da melhor forma possível.  Temos também Lie To Me, Dr. Cal Lightman usa muitos conhecimentos psicológicos para “ler” as pessoas e saber como lidar com cada caso. Esses foram apenas alguns exemplos da diferença que essas pessoas fazem em nossa vida e o quanto eles são retratados na mídia. O que nos faz pensar mais ainda que merecem todo nosso respeito e consideração.

 

 

Fica aqui o nosso Parabéns a todos os psicólogos!


TAGS: Psicologia, Mente



"Não são telepatas, mas podiam ser... "
Tato |


Cometários

Artigo - 22/09/2017 - 16:22:18

Liga da Justiça e Vingadores - Você investe em amigos

Tato

Artigo - 18/09/2017 - 12:04:39

Pergunta - Sabemos onde ser igreja

Tato

Artigo - 14/09/2017 - 10:22:01

Cleo Pires interpretará irmãs gêmeas em filme de terror Brasileiro

Lais

Artigo - 11/09/2017 - 06:42:44

Permita que eu ajude mais um, Senhor

Mike

Artigo - 05/09/2017 - 09:52:33

Somos apenas Minions

Tato

+Veja mais @ParabolasGeek

Eventos/Collab - 05/09/2017 - 07:10:20

Entrevista com Marcos Oliveira (Guerra dos Reinos) no MEGA CAF


Eventos/Collab - 30/08/2017 - 12:34:32

MEGA CAF - Campinas Anime Fest


Sofá Nerd - 16/08/2017 - 12:15:40

Adaptações Fail: Filmes e Livros que viraram filmes


Eventos/Collab - 07/08/2017 - 12:43:50

Entrevista com Jacinto Manto, Canal Tô Solto


+Visualizar mais VÍDEOS

 

 
Sobre Conteúdo BdQNews Redes Sociais
Quem é nóis? BdCast  Filmes  Facebook
Fale Conosco Tube²  Séries  Twitter
Eventos / Ministrações Palavra Nérdica  Música  Instagram
Anuncie Os Parças  Livros/HQs  Youtube
  @ParabolasGeek  Internet  Twitter - Mike
Erro no Site?    Tecnologia   Twitter - Tato
   Games    Instagram - Mike
     Eventos  Instagram - Tato
     Entrevistas   
 


{ © 2015 - 2017 } Bando de Quadrados - O mundo nerd sem limites // versão: MARK II

Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Site desenvolvido por BdQ Corp.
Nenhum animal sofreu maltratos durante o desenvolvimento deste site, a não ser o animal do programador.