Pint of Science | Evento Internacional de cincias!


Tecnologia: 03/05/2018 - 15:11



Pint of Science é o nome do maior festival de ciência que ocorre no mundo. Um festival parecido com os de música que ocorrem shows em diferentes palcos ao mesmo tempo, mas ao invés de bandas, os holofotes são para pesquisadores.

 

Como nasceu o Pint of Science?

 

A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

 

A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science.

 

De lá para cá, o evento cresceu – em 2018, serão 21 países – e a meta é ampliá-lo cada vez mais. “Quero levar o Pint of Science para todas as cidades do mundo e comunicar a ciência como ela é: divertida, fascinante e inspiradora”, diz Motskin em seu perfil na página internacional do evento.

 

Como o festival chegou ao Brasil?

 

O Pint of Science foi trazido para o Brasil pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), e ocorreu pela primeira vez no país em 2015, em São Carlos. Essa edição pioneira deu tão certo que várias pessoas se interessaram por levar o evento para suas cidades e, em 2016, Belo Horizonte, Campinas, Dourados, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São Paulo também tiveram bate-papos com cientistas.

 

As conversas nos bares e restaurantes continuaram repercutindo e, em 2017, o número de municípios participantes subiu para 22: Araraquara, Belo Horizonte, Botucatu, Blumenau, Brasília, Campinas, Curitiba, Dourados, Florianópolis, Goiânia, Natal, Piracicaba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Caetano do Sul, São Carlos, São Paulo, Sorocaba e Teresina fizeram brindes à ciência com um cardápio para todos os gostos.

 

Neste ano, o total de cidades será ainda maior, com representantes de todas as regiões do país, e mais temas serão abordados. O que não muda é que os coordenadores e cientistas participantes do festival não recebem remuneração – a ideia é compartilhar e debater o conhecimento de forma voluntária – e os bares e restaurantes que cedem seu espaço não cobram entrada. O público paga apenas o que consumir.

 

Gostou? Convide seus colegas, pesquisadores ou não, e vamos discutir ciência nos bares e restaurantes. Confira a programação da cidade mais perto de você e cola lá.

 

O evento ocorrerá nas noites 14, 15 e 16 de maio de 2018.




Leia tambm: Pint of Science




Laranja
"Confira e cola ai na cidade mais prxima!"






VOC VAI CURTIR ISSO DAQUI:

Tecnologia // 31/07/2017 - 08:09
Twitter pode cobrar por servio premium
O social deixando de ser social
Tecnologia // 13/07/2017 - 20:07
SoundCloud pode fechar as portas no final de setembro
Backup j galera!
Tecnologia // 21/03/2018 - 11:08
Samsung: Galaxy S9 chegar mais barato no brasil
YEEP, Preo baixo <3





COMENTRIOS

ltimas de Tecnologia
PS4 rumo ao final do seu ciclo de vida, diz CEO da PlayStation
Tecnologia 22/05/2018
Steam Link chegando s plataformas mveis
Tecnologia 09/05/2018
Nintendo Switch continua sendo o nico console sem backups salvos gratuitos
Tecnologia 09/05/2018
Google Play Awards | premiao destaca os melhores Apps de 2017
Tecnologia 08/05/2018
Kinect revivido como sensor de nuvem para HoloLens e mais
Tecnologia 07/05/2018






ltimas Noticias